[Discussão] Mapa global


Faramir

Recommended Posts

São muitas coisas pra colocar na balança. Não é simplesmente o trabalho árduo que você terá pra acoplar o mapa ao rpg.

O servidor está a 13 anos sem nenhum reset, essa é uma característica forte do TibiaRpgBrasil. No entanto, o servidor esta a muitos anos com Bot liberado com vários sistemas e hunts que trazem uma rapidez e facilidade de upar e fazer dinheiro indiscriminadamente. Se em um servidor com 13 anos de vida há a possibilidade de se conquistar level 900 em poucos meses, isso está muito desbalanceado e se jogar mais um monte de hunts e quests do mapa global, isso tende a aumentar, fazendo com que o servidor fique "um servidor bugado" aos olhos dos novos players que tentam entrar no servidor. Nesse momento tem 181 players online no mundo mais popular que temos, mas o depot da cidade principal está praticamente vazio com algumas pessoas só encostadas e afk. E os que estão aqui a muito tempo, sabem que o servidor já foi bem mais popular.

Se optar por um mapa conjunto ao mapa global, pode ser quer alguns novos players se sintam atraídos por conta da facilidade que um mapa global trás pra players externos , já acostumados com mapa global. E pelo fato de os players de hoje em dia, a maioria, fazem parte de uma geração que quer tudo na hora, provavelmente não vão optar por explorar a outra parte deste servidor, o mapa raiz, deixando boa parte da nata do servidor, que fez ele crescer e se sustentar até hoje, de lado.

Se optar por um mapa full global, pode perder boa parte dos players antigos que estão aqui porque são um público fiel, que são aqueles que gostam do rpg pelas coisas que já "viveram" dentro deste otserver, cresceram jogando aqui, e simplesmente não conseguem abandonar e então, ficam voltando e parando de jogar. Excluindo o mapa do tibiarpgbrasil forçaria um reset e o motivo é óbvio, cheio de players 500 até 900 que tiveram uma facilidade imensa pra upar, facilidade que os novos players e os low leveis não terão porque o mapa não vai existir mais. Com um reset pode parecer que todo o trabalho feito no servidor tenha sido em vão, só que não, você vai ter peso do nome TibiaRpgBrasil e partes dos players com você nessa revolução.

Enfim, existem 2 escolhas, junta o mapa e facilita mais a vida dos botters e com isso diminuindo a vida útil do servidor ainda mais ou então da um reset, coloca mapa global e começa tudo dnv com o bot afk proíbido.

Eu não sou um player ativo mais, sou apenas um cara que fica logado no servidor o dia inteiro pra fazer testes com meus scripts e pra conversar. Então a minha aprovação ou reprovação sobre a ideia não é tão válida, mas o meu ponto de vista e opinião, como player observador, sobre essa ideia e sobre a situação posterior a mudança do servidor, é.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Aprovo colocar o mapa global e ir adicionando as melhores partes do RPG (Hells Tower, Elites, Champions, Boss e etc etc..) !

Seria uma maneira de atrair novos players e chamar aqueles que estão desanimados (como eu) de volta para o servidor. 

VAI FICAR DAHORAA !

Animei a voltar só de ler o tópico  !

Link to comment
Share on other sites

On 05/10/2017 at 0:20 AM, Faramir said:

Boa noite jogadores :Goodbye:

Antigamente quando o forum era um pouco mais agitado na área de sugestões, alguns jogadores sugeriam um mapa global, na época era impossível uma por limitações do dedicado e outra pois a própria engine de otserv não dava suporte a colocar 2 mapas, na realidade até hoje ela não da esse suporte 100%, porém, resolvi dar uma estudada em como funciona todo o sistema de mapa pra ver o que seria possível com a engine atual do servidor, os resultados para uma implementação de um mapa enorme como o do global é plausível porem trabalhoso ao extremo, talvez mais trabalhoso do que um update como estou acostumado a fazer (13 anos de otserv).

Muitos sabem a idade já de vovô do nosso servidor, talvez o único servidor que esteve online nos últimos 13 anos por 24 horas todos os dias e o maior diferencial, sem reset, nunca resetamos o servidor uma unica vez e para que isso fosse possível foi necessário muito trabalho com os updates criando programas e scripts de migração a cada update para que o servidor rodasse mesmo com trocas brutas de engine como foi o caso quando saímos da versão 9.x se não me engano, aonde quase todos os scripts do servidor tiveram que ser refeitos.

Fato é que o servidor sofreu com esses anos em relação ao mapa devido a ser muito antigo, e como não queríamos resetar o servidor para simplesmente abrir outro servidor com mapa global, fomos colocando algumas cidades do global conforme os updates, mas ainda assim o servidor não poderia ser tratado como mapa global, até hoje possuímos poucas cidades do global apesar de serem as mais importantes com as melhores hunts e quests, muitos jogadores deixam sequer de jogar ou até mesmo de tentar jogar no servidor por não termos um mapa mais conhecido, por um lado é triste saber que os jogadores atuais não gostam mais de uma coisa que era básica no tibia que é a exploração, conhecer lugares desconhecidos, se aventurar e tentar descobrir coisas novas.

Como eu havia falado, é possível atualmente colocar o mapa global, com muito trabalho no entanto, isso se quisermos manter o nosso atual banco de dados e chars, juntando os 2 mapas, porém só para terem ideia de como isso não é apenas copiar e colar um simples mapa, alguns dos maiores problemas são:

  • Nossas cidades possuem o mesmo ID que as cidades do global, por exemplo enigma e thais com o mesmo id teríamos o problema de não ser possível ser morador das duas, mudar o id da cidade não é simples, todas as casas iriam bugar neste caso.
  • Nosso mapa possui cidades já na mesma posição que as do global, como rathleton por exemplo, isso iria forçar a o servidor a colocar um mapa sobrepondo o outro, o problema é que mesmo que eu apague a cidade de um dos mapas teriamos problemas
    • Se apagar a rathleton do mapa do rpg e manter do global, os scripts não funcionariam, e o mapa do global eu não tenho ctz se tem toda rathleton programada, pelo que eu vi por cima algumas coisas não estão programadas, claro que seria possivel eu reprogramar tudo mas vai somando o trabalho aí kkk.
    • Se apagar a rathleton do global e manter do rpg, é muito complicado apagar uma cidade de forma correta em um mapa grande, sempre sobram algumas partes dela no mapa, se tentar selecionar a cidade inteira com um zoom bem longe provavlemente vc vai apagar varias outras partes do mapa que são importantes e so vai saber quando os jogadores reportarem que ta faltando pedaços no mapa, ou seja, vai arranjar dor de cabeça pra mais tarde
  • Os storages que são aonde é alocado de um jogador fez ou não alguma quest por exemplo, alguns deles usam o mesmo id também, ou pior, o banco do global seta um valor em um id de quest no rpg, o que significa que quando vc faz a quest fica com 1 gp no banco, se tirar esse 1gp é como se n tivesse feito a quest, recompensa infinita !! bug grave !! então tem que ter muito cuidado em listar todos os storages que estão usando mesmo id e corrigir antes que coloque em andamento e o servidor vire o caos precisando de um rollback de meses, vcs sabem, jogadores do RPG não reportam bugs, quando reportam pode ter ctz que ja tem 1mes q estão abusando o estrago ta feito, e em um servidor que não reseta isso pode significar o caos total
  • Actions e Uniques, estes são ids também usados pra efetuar ações no jogo por exemplo um jogador pisa em um sqm que tem action 5000 e é enviado para o trainer, no mapa global muitos actions estão repetidos, é possível que ao pisar em um sqm do global vc seja teleportado para uma sala de recompensa do rpg por exemplo
  • NPcs, tem muitos, mas MUITOS npcs o global, alguns deles com mesmo nome, mas isso até eu sei lidar, só não sei lidar com a quantidade massiva de npcs que bagunça toda a organização que eu vim tendo nesses 13 anos, e eu por ser meio perfeccionista ou ter toc, não sei, mas ao ver isso ja me da negócio vontade de arrumar, mas eu sei que vou perder um tempo precioso pra arrumar isso.
  • Separar os milhares de scripts que o global tem, por pra rodar no servidor e testar todos, acredito que tenha mais de 5mil scripts/ações que eu vou ter que colocar e testar, se eu demorar 1 minuto em cada (sendo otimista ao extremo) só nessa parte seriam uns 208 dias kkkkk (sem dormir e sem parar), ou seja não vai dar pra testar todos os scripts, então provavelmente um test server vai ser necessário e mesmo assim teremos muitos bugs depois.

 

Entre outros detalhes um pouco mais técnicos, mas por cima já da pra ver que o trabalho é monstruoso, um update costuma me custar 3~4 meses pra fazer, 1 mês estudando como fazer, 2 meses preparando/programando e 1 mês arrumando bug. Neste caso já vi que vai custar mais tempo e vai dar mais trabalho, mas se isso for da vontade da maioria eu posso me arriscar em tentar fazer.

Claro que tudo seria muito mais fácil se apenas usássemos o mapa global, descartando mapa do rpg, mas acredito que não seja isso que queremos, são muitos anos trabalhando no mapa claro que depois da pra pegar do o melhor do mapa do rpg e colocar isso também salvaria um bom tempo.

Portanto eu abri este tópico mais pra saber a opinião de vocês sobre o assunto, apesar de ter postado em enquete, não tem enquete pra votar, apenas uma coleta de opiniões pra tentar decidir se vale ou não a pena.

Att,
Faramir

Junta danae e citeron, reembolsa as houses em valor de kk's e abre um server novo com mapa global full, isso sim seria uma novidade.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, PediMusicaNoFantastico said:

E ai @Faramir  vai rolar mapa global?

ainda estou mapeando os conflitos mas os conflitos de storage n sao simples de mapear, provavelmente terei q  abrir um sv de teste ou pedir pra alguem q ja tem um sv global rodando a um tempo pra me passar os storages usados diretamente do banco, sem isso eu não consigo começar e nem estimar quanto tempo demoraria pra fazer todo o processo

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

O risco é muito alto em, mas tudo bem. Só vou fazer uma pequena observação, para comparar a quantidade de player do RPG tem que somar os dois mundos, não tem esse papo de que só existe 180 player em um mundo, o RPG é composto por dois mundos. Primeiramente, eu acharia melhor juntar danae e citeron e aumentar o mapa mesmo. Mas se esse novo mapa global que estão propondo for em citeron e em danae não vai servir de nada, os player vão continuar mitigados nos dois mundos.

 

Link to comment
Share on other sites

Bom, na minha opinião seria melhor pegar um mapa global(NÃO SEI A VERSÃO QUE O @Faramir ESTÁ PENSANDO) e ir trabalhando nele, por exemplo, o global não tem o sistema de autoloot, pvp, manapool, não tem o castle war, as magias, supremacia, etc.

Portanto seria mais facil e melhorar pegar o mapa do global e ir adicionando as coisas do RPG nele, do que pegar o RPG e ir adicionando as coisas do global.

Só que o real problema do servidor são os jogadores level 900 e os skills altos. NENHUM global online hoje tem jogadores level 900, porque? Porque os novos jogadores não querem entrar em um servidor no qual não sonhem em um dia ser top.

Vejo grande potencial em um servidor global com os sistemas do rpgbrasil, pra mim a melhor versão para se fazer isso seria o 8.6 (UnderWar, MegaTibia), etc.

Link to comment
Share on other sites

On Friday, October 13, 2017 at 0:57 PM, Farathor said:

Bom, na minha opinião seria melhor pegar um mapa global(NÃO SEI A VERSÃO QUE O @Faramir ESTÁ PENSANDO) e ir trabalhando nele, por exemplo, o global não tem o sistema de autoloot, pvp, manapool, não tem o castle war, as magias, supremacia, etc.

Portanto seria mais facil e melhorar pegar o mapa do global e ir adicionando as coisas do RPG nele, do que pegar o RPG e ir adicionando as coisas do global.

Só que o real problema do servidor são os jogadores level 900 e os skills altos. NENHUM global online hoje tem jogadores level 900, porque? Porque os novos jogadores não querem entrar em um servidor no qual não sonhem em um dia ser top.

Vejo grande potencial em um servidor global com os sistemas do rpgbrasil, pra mim a melhor versão para se fazer isso seria o 8.6 (UnderWar, MegaTibia), etc.

Global tem autoloot sim, autoloot, pet entre outros, dps da uma pesquisada "quick looting" de resto concordo com vc.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
On 17/10/2017 at 5:24 AM, Drogadiinn said:

Global tem autoloot sim, autoloot, pet entre outros, dps da uma pesquisada "quick looting" de resto concordo com vc.

Sim, eu vi isso do quick looting, se o Faramir for abrir na versão atual, não sei se seria tão agradavel. Porem se abrir um 8.6 estilo megatibia, underwar, etc. Com as magias, autoloot, pvp, os eventos que tem, refine, etc. Seria uma boa e seria um diferencial.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.