[Discussão] Mapa global


Faramir

Recommended Posts

Boa noite jogadores :Goodbye:

Antigamente quando o forum era um pouco mais agitado na área de sugestões, alguns jogadores sugeriam um mapa global, na época era impossível uma por limitações do dedicado e outra pois a própria engine de otserv não dava suporte a colocar 2 mapas, na realidade até hoje ela não da esse suporte 100%, porém, resolvi dar uma estudada em como funciona todo o sistema de mapa pra ver o que seria possível com a engine atual do servidor, os resultados para uma implementação de um mapa enorme como o do global é plausível porem trabalhoso ao extremo, talvez mais trabalhoso do que um update como estou acostumado a fazer (13 anos de otserv).

Muitos sabem a idade já de vovô do nosso servidor, talvez o único servidor que esteve online nos últimos 13 anos por 24 horas todos os dias e o maior diferencial, sem reset, nunca resetamos o servidor uma unica vez e para que isso fosse possível foi necessário muito trabalho com os updates criando programas e scripts de migração a cada update para que o servidor rodasse mesmo com trocas brutas de engine como foi o caso quando saímos da versão 9.x se não me engano, aonde quase todos os scripts do servidor tiveram que ser refeitos.

Fato é que o servidor sofreu com esses anos em relação ao mapa devido a ser muito antigo, e como não queríamos resetar o servidor para simplesmente abrir outro servidor com mapa global, fomos colocando algumas cidades do global conforme os updates, mas ainda assim o servidor não poderia ser tratado como mapa global, até hoje possuímos poucas cidades do global apesar de serem as mais importantes com as melhores hunts e quests, muitos jogadores deixam sequer de jogar ou até mesmo de tentar jogar no servidor por não termos um mapa mais conhecido, por um lado é triste saber que os jogadores atuais não gostam mais de uma coisa que era básica no tibia que é a exploração, conhecer lugares desconhecidos, se aventurar e tentar descobrir coisas novas.

Como eu havia falado, é possível atualmente colocar o mapa global, com muito trabalho no entanto, isso se quisermos manter o nosso atual banco de dados e chars, juntando os 2 mapas, porém só para terem ideia de como isso não é apenas copiar e colar um simples mapa, alguns dos maiores problemas são:

  • Nossas cidades possuem o mesmo ID que as cidades do global, por exemplo enigma e thais com o mesmo id teríamos o problema de não ser possível ser morador das duas, mudar o id da cidade não é simples, todas as casas iriam bugar neste caso.
  • Nosso mapa possui cidades já na mesma posição que as do global, como rathleton por exemplo, isso iria forçar a o servidor a colocar um mapa sobrepondo o outro, o problema é que mesmo que eu apague a cidade de um dos mapas teriamos problemas
    • Se apagar a rathleton do mapa do rpg e manter do global, os scripts não funcionariam, e o mapa do global eu não tenho ctz se tem toda rathleton programada, pelo que eu vi por cima algumas coisas não estão programadas, claro que seria possivel eu reprogramar tudo mas vai somando o trabalho aí kkk.
    • Se apagar a rathleton do global e manter do rpg, é muito complicado apagar uma cidade de forma correta em um mapa grande, sempre sobram algumas partes dela no mapa, se tentar selecionar a cidade inteira com um zoom bem longe provavlemente vc vai apagar varias outras partes do mapa que são importantes e so vai saber quando os jogadores reportarem que ta faltando pedaços no mapa, ou seja, vai arranjar dor de cabeça pra mais tarde
  • Os storages que são aonde é alocado de um jogador fez ou não alguma quest por exemplo, alguns deles usam o mesmo id também, ou pior, o banco do global seta um valor em um id de quest no rpg, o que significa que quando vc faz a quest fica com 1 gp no banco, se tirar esse 1gp é como se n tivesse feito a quest, recompensa infinita !! bug grave !! então tem que ter muito cuidado em listar todos os storages que estão usando mesmo id e corrigir antes que coloque em andamento e o servidor vire o caos precisando de um rollback de meses, vcs sabem, jogadores do RPG não reportam bugs, quando reportam pode ter ctz que ja tem 1mes q estão abusando o estrago ta feito, e em um servidor que não reseta isso pode significar o caos total
  • Actions e Uniques, estes são ids também usados pra efetuar ações no jogo por exemplo um jogador pisa em um sqm que tem action 5000 e é enviado para o trainer, no mapa global muitos actions estão repetidos, é possível que ao pisar em um sqm do global vc seja teleportado para uma sala de recompensa do rpg por exemplo
  • NPcs, tem muitos, mas MUITOS npcs o global, alguns deles com mesmo nome, mas isso até eu sei lidar, só não sei lidar com a quantidade massiva de npcs que bagunça toda a organização que eu vim tendo nesses 13 anos, e eu por ser meio perfeccionista ou ter toc, não sei, mas ao ver isso ja me da negócio vontade de arrumar, mas eu sei que vou perder um tempo precioso pra arrumar isso.
  • Separar os milhares de scripts que o global tem, por pra rodar no servidor e testar todos, acredito que tenha mais de 5mil scripts/ações que eu vou ter que colocar e testar, se eu demorar 1 minuto em cada (sendo otimista ao extremo) só nessa parte seriam uns 208 dias kkkkk (sem dormir e sem parar), ou seja não vai dar pra testar todos os scripts, então provavelmente um test server vai ser necessário e mesmo assim teremos muitos bugs depois.

 

Entre outros detalhes um pouco mais técnicos, mas por cima já da pra ver que o trabalho é monstruoso, um update costuma me custar 3~4 meses pra fazer, 1 mês estudando como fazer, 2 meses preparando/programando e 1 mês arrumando bug. Neste caso já vi que vai custar mais tempo e vai dar mais trabalho, mas se isso for da vontade da maioria eu posso me arriscar em tentar fazer.

Claro que tudo seria muito mais fácil se apenas usássemos o mapa global, descartando mapa do rpg, mas acredito que não seja isso que queremos, são muitos anos trabalhando no mapa claro que depois da pra pegar do o melhor do mapa do rpg e colocar isso também salvaria um bom tempo.

Portanto eu abri este tópico mais pra saber a opinião de vocês sobre o assunto, apesar de ter postado em enquete, não tem enquete pra votar, apenas uma coleta de opiniões pra tentar decidir se vale ou não a pena.

Att,
Faramir

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Bom, eu acho que vai ser uma coisa que vai dar bastante trabalho mesmo. (Tendo as explicações ali encima, parece até impossível... é storage por storage para remover, action por actions, coordenadas para mudar, house para configurar, town, etc....)

Mas é como dizem, todo esforço é recompensado isso é fato...

No meu ponto de vista isso traria mais players, por quê hoje em dia o pessoal não é mais daquele tipo que gosta de um map custom rpg, como é o rpgbrasil.

Povo vai direto para baiak, mas como não dura muito tempo e vem reset, eles costumam ir atras dos mapas global, preferem jogar um ot global do que ir para um server que não tem historico de reset, que é o caso do rpg brasil..

Acho que isso traria mais players, players antigo e uma melhoria para o server também, pq o map global é referencia para muitos, tendo isso o mapa do rpgbrasil será mais explorado também..


Eu aprovo e se precisar de alguma coisa que eu possa ajudar, conta comigo!

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Bom apesar de todo o trabalho a parte que eu acredito que seja mais importante seria que o mapa global todos conhecem e isso atrairia novos players(eu acho). Apesar de ser imenso o mapa, com todas as cidades fica gigante ao cubo.

Pessoalmente eu amo o mapa global, as conexões entre as cidades e respawns, muito top. Realmente tem NPC pra caralho.

Qual seria a versão do map? Daria suporte aos nossos bots? Pq acredito que ninguém quer jogar na "mão".

Não sei até que ponto seria viável criar um mundo teste tipo orion para que realmente possamos jogar o mapa, testar, achar bugs e a possibilidade de juntar os mundos, como o mapa global é gigante daria para juntar os mundos, colocar uma boa exp e testar.

Ai já daria mais trabalho juntar tudo, dar uma balanceada nas vocações, alguma magia nova.

Um sistema muito importante seria tentar diminuir o multi acc, isso da uma falsa impressão que tem player ativo, quando eu vejo 50% do server em treiner, 49% no bot e o resto não conta, ou seja, bot, treiners  e MC's acabaram com o servidor na visão de novos players, todos tem alguma reclamação em relação a isso.

Sobre os treiners se fosse eu que fizesse os updates eu colocaria apenas as estatuas com o mesmo rate do treiner e somente premmy usaria por 12 horas, free usaria por 2 horas por dia.

Respawns acredito que não seja problema.

Algumas quest que o pessoal gosta de dashar bastaria colocar uma serie de SQM de paralise igual pra entrar no npc de korneta, assim precisaria de mais player pra ajudar e realmente jogar.

Liberar os players para refarem todas as quests, assim ajudaria melhor os novos players, ou seja, se o cara pode fazer elementar 10x, pq não yalahar?

 

Resumindo apesar do trabalho, acredito que esse update de mapa, todo o trabalho pode ser válido. Posso dar uma humilde dica? Cheque realmente quem joga, faça um levantamento e analise antes de fazer o update, pq sabemos que isso vai gerar muito mimimi.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

10 hours ago, Faramir said:

Boa noite jogadores :Goodbye:

Antigamente quando o forum era um pouco mais agitado na área de sugestões, alguns jogadores sugeriam um mapa global, na época era impossível uma por limitações do dedicado e outra pois a própria engine de otserv não dava suporte a colocar 2 mapas, na realidade até hoje ela não da esse suporte 100%, porém, resolvi dar uma estudada em como funciona todo o sistema de mapa pra ver o que seria possível com a engine atual do servidor, os resultados para uma implementação de um mapa enorme como o do global é plausível porem trabalhoso ao extremo, talvez mais trabalhoso do que um update como estou acostumado a fazer (13 anos de otserv).

Muitos sabem a idade já de vovô do nosso servidor, talvez o único servidor que esteve online nos últimos 13 anos por 24 horas todos os dias e o maior diferencial, sem reset, nunca resetamos o servidor uma unica vez e para que isso fosse possível foi necessário muito trabalho com os updates criando programas e scripts de migração a cada update para que o servidor rodasse mesmo com trocas brutas de engine como foi o caso quando saímos da versão 9.x se não me engano, aonde quase todos os scripts do servidor tiveram que ser refeitos.

Fato é que o servidor sofreu com esses anos em relação ao mapa devido a ser muito antigo, e como não queríamos resetar o servidor para simplesmente abrir outro servidor com mapa global, fomos colocando algumas cidades do global conforme os updates, mas ainda assim o servidor não poderia ser tratado como mapa global, até hoje possuímos poucas cidades do global apesar de serem as mais importantes com as melhores hunts e quests, muitos jogadores deixam sequer de jogar ou até mesmo de tentar jogar no servidor por não termos um mapa mais conhecido, por um lado é triste saber que os jogadores atuais não gostam mais de uma coisa que era básica no tibia que é a exploração, conhecer lugares desconhecidos, se aventurar e tentar descobrir coisas novas.

Como eu havia falado, é possível atualmente colocar o mapa global, com muito trabalho no entanto, isso se quisermos manter o nosso atual banco de dados e chars, juntando os 2 mapas, porém só para terem ideia de como isso não é apenas copiar e colar um simples mapa, alguns dos maiores problemas são:

  • Nossas cidades possuem o mesmo ID que as cidades do global, por exemplo enigma e thais com o mesmo id teríamos o problema de não ser possível ser morador das duas, mudar o id da cidade não é simples, todas as casas iriam bugar neste caso.
  • Nosso mapa possui cidades já na mesma posição que as do global, como rathleton por exemplo, isso iria forçar a o servidor a colocar um mapa sobrepondo o outro, o problema é que mesmo que eu apague a cidade de um dos mapas teriamos problemas
    • Se apagar a rathleton do mapa do rpg e manter do global, os scripts não funcionariam, e o mapa do global eu não tenho ctz se tem toda rathleton programada, pelo que eu vi por cima algumas coisas não estão programadas, claro que seria possivel eu reprogramar tudo mas vai somando o trabalho aí kkk.
    • Se apagar a rathleton do global e manter do rpg, é muito complicado apagar uma cidade de forma correta em um mapa grande, sempre sobram algumas partes dela no mapa, se tentar selecionar a cidade inteira com um zoom bem longe provavlemente vc vai apagar varias outras partes do mapa que são importantes e so vai saber quando os jogadores reportarem que ta faltando pedaços no mapa, ou seja, vai arranjar dor de cabeça pra mais tarde
  • Os storages que são aonde é alocado de um jogador fez ou não alguma quest por exemplo, alguns deles usam o mesmo id também, ou pior, o banco do global seta um valor em um id de quest no rpg, o que significa que quando vc faz a quest fica com 1 gp no banco, se tirar esse 1gp é como se n tivesse feito a quest, recompensa infinita !! bug grave !! então tem que ter muito cuidado em listar todos os storages que estão usando mesmo id e corrigir antes que coloque em andamento e o servidor vire o caos precisando de um rollback de meses, vcs sabem, jogadores do RPG não reportam bugs, quando reportam pode ter ctz que ja tem 1mes q estão abusando o estrago ta feito, e em um servidor que não reseta isso pode significar o caos total
  • Actions e Uniques, estes são ids também usados pra efetuar ações no jogo por exemplo um jogador pisa em um sqm que tem action 5000 e é enviado para o trainer, no mapa global muitos actions estão repetidos, é possível que ao pisar em um sqm do global vc seja teleportado para uma sala de recompensa do rpg por exemplo
  • NPcs, tem muitos, mas MUITOS npcs o global, alguns deles com mesmo nome, mas isso até eu sei lidar, só não sei lidar com a quantidade massiva de npcs que bagunça toda a organização que eu vim tendo nesses 13 anos, e eu por ser meio perfeccionista ou ter toc, não sei, mas ao ver isso ja me da negócio vontade de arrumar, mas eu sei que vou perder um tempo precioso pra arrumar isso.
  • Separar os milhares de scripts que o global tem, por pra rodar no servidor e testar todos, acredito que tenha mais de 5mil scripts/ações que eu vou ter que colocar e testar, se eu demorar 1 minuto em cada (sendo otimista ao extremo) só nessa parte seriam uns 208 dias kkkkk (sem dormir e sem parar), ou seja não vai dar pra testar todos os scripts, então provavelmente um test server vai ser necessário e mesmo assim teremos muitos bugs depois.

 

Entre outros detalhes um pouco mais técnicos, mas por cima já da pra ver que o trabalho é monstruoso, um update costuma me custar 3~4 meses pra fazer, 1 mês estudando como fazer, 2 meses preparando/programando e 1 mês arrumando bug. Neste caso já vi que vai custar mais tempo e vai dar mais trabalho, mas se isso for da vontade da maioria eu posso me arriscar em tentar fazer.

Claro que tudo seria muito mais fácil se apenas usássemos o mapa global, descartando mapa do rpg, mas acredito que não seja isso que queremos, são muitos anos trabalhando no mapa claro que depois da pra pegar do o melhor do mapa do rpg e colocar isso também salvaria um bom tempo.

Portanto eu abri este tópico mais pra saber a opinião de vocês sobre o assunto, apesar de ter postado em enquete, não tem enquete pra votar, apenas uma coleta de opiniões pra tentar decidir se vale ou não a pena.

Att,
Faramir

Só acho que vai ser a maior cagada caso vc queira levar isso adiante, claro que o RPG precisa de melhorias, mas essa é radical sei lá só acho.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

o Fato do RPG não ter um Reset é sim um diferencial, mas ao mesmo tempo algo que aumenta o risco dessa mudança em mais de 8000%, mas é uma ótima ideia, acredito que tem competência pra isso, o que o servidor precisa de fato são players. Mapa global é a melhor forma de atrair novos players, quando souberem que o servidor está a tanto tempo online passará uma credibilidade pra entrada de novos players além do mapa existem muitas outras questões que eu acho que não são cabíveis ao RPG, dito isso acreito que a melhor forma é tirar o mapa RPG e trabalhar no Mapa global e gradativamente vir trazendo os que tem de bom no RPG. não sei se seria possível manter dois mundos de forma paralela, mesmo que ao final a ideia  seja tornar tudo uma única coisa.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

8 minutes ago, Menezes said:

o Fato do RPG não ter um Reset é sim um diferencial, mas ao mesmo tempo algo que aumenta o risco dessa mudança em mais de 8000%, mas é uma ótima ideia, acredito que tem competência pra isso, o que o servidor precisa de fato são players. Mapa global é a melhor forma de atrair novos players, quando souberem que o servidor está a tanto tempo online passará uma credibilidade pra entrada de novos players além do mapa existem muitas outras questões que eu acho que não são cabíveis ao RPG, dito isso acreito que a melhor forma é tirar o mapa RPG e trabalhar no Mapa global e gradativamente vir trazendo os que tem de bom no RPG. não sei se seria possível manter dois mundos de forma paralela, mesmo que ao final a ideia  seja tornar tudo uma única coisa.

Tirar o mapa RPG?
Apenas global?
Mudar radicalmente ( e drasticamente) o estilo do RPG?

Link to comment
Share on other sites

bom, eu sempre bati nessa tecla de um mapa global para o rpg brasil.. até que enfim que as coisas apertaram para correr a esse ponto..

neste caso, não seria melhor você abrir o servidor, e voce apenas migrar os chars e itens ? as casas que fiquem pra lá, o global existem centenas de casas tops, as quais acho que dariam pra total clientela do rpg brasil.. e com isso voce poderia, fazer o recalculo de skills dos chars, afinal, uma nova cara pro rpg brasil como mapa global que é muito cobissado por players atualmente que não jogam o tibia global.. novos players não iriam se atrair com um mapa global com players com level 900, ml 180.. creio que um recalculo de level apenas, e a mudança do mapa, atrairia novamente muitos outros jogadores. e também em investir num meio de divulgação melhor, aquela pagina do facebook la ja foi o tempo.. 

Link to comment
Share on other sites

Eu so acho que o RPG é o RPG pelo simples fato de ser um mapa na qual se diferencia de muitos outros mapas trazendo novas experiencias e talss...Para mim isso é a verdadeira identidade do tibia RPG !!!

 Mas se for necessária implantar essas mudanças para que o serve de chame mais atenção e ofereça maior interesse para os players sou a favor!!!

Link to comment
Share on other sites

galera não tirem o foco do assunto, se não o tópico será trancado e capaz da ideia morrer, quem diz que tem q mudar outras coisas, tudo é valido mas o topico é voltado apenas para a questão do mapa, se querem sugerir essas mudanças ocultas e indiretas a seção de sugestões está lá pronta pra receber ideias, que inclusive como eu citei no topico ta difícil ver novas ideias surgindo lá ...

50 minutes ago, Hellz Power said:

Eu so acho que o RPG é o RPG pelo simples fato de ser um mapa na qual se diferencia de muitos outros mapas trazendo novas experiencias e talss...Para mim isso é a verdadeira identidade do tibia RPG !!!

 Mas se for necessária implantar essas mudanças para que o serve de chame mais atenção e ofereça maior interesse para os players sou a favor!!!

claro, mas ngm disse em retirar o mapa do rpg, apenas q o processo seria mto mais facil se não tivesse q manter tudo

 

1 hour ago, Ygofelipe said:

Aprovo! mais teria q mudar muita coisa n só o mapa....

como eu disse, de as suas sugestões na área apropriada, não seja indireto

5 hours ago, Vitor Aroni - Denoka said:

GLOBAL É GLOBAL

RPG BR É RPG BR

comentário vago, não diz nada a respeito do tópico, simplesmente parece que vc nem leu a ideia e ta achando que o rpg vai fechar e abrir um global no lugar... essa é a impressão desse tipo de comentário que eu tenho.. resumindo, não vai sumir nada do rpg apenas adicionar as cidades que ainda não tem do global no mapa do rpg, pq cidades do global o rpg já vem as principais

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Aprovo!

Como conversamos aquele dia da um trabalhão tudo isso, mais como foi dito isso iria manter os players do RPG e trazer players que jogam global, pois não ira remover nada do RPG Brasil só acrescentar pois sei que tem jogadores que joga o RPG que nunca jogo mapa global seria algo a mais para ele explorar, e muitos que jogaram mapa global e vão vir pra cá vão explorar o mapa do RPG, então o servidor ira ao meu ponto de vista aumentar muitos players será muito mais movimentado o servidor, ainda mais que RPG Brasil é um servidor famoso por nunca ter resetado isso trás confiança para que venham jogar aqui e criar um historia dentro do servidor...

Mais estamos ai pra que tudo de certo!

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Primeiramente lá vem textão da minha parte, entao se vc tem implicância comigo nem perca seu tempo me quotando que vai flamar um topico que tem tudo pra ficar gigante e eu nem vou responder ngm além do Fara.

Agora vamos ao que interessa:

• A questão do mapa global é hoje, na minha opiniao, a unica forma do servidor continuar online por mais um bom tempo com bom numero de player, mas tem coisas que devem ser levadas em conta, por exemplo a versão do mesmo. O global hoje tá ficando muito atrativo, varias coisas novas, varios sistemas interessantes, se for seguir a ideia de implementar esse mapa global você tem q levar em conta que os players nao querem jogar na mão, entao se for colocar um mapa global com inteções de dar update pra versão 11+ o tiro pode sair pela culatra e perder a base atual de players, e apesar de acreditar que a mudança trará novos players ao server (amém) e nao apenas antigos jogadores afim de nostalgia, se você perder a base fiel talvez acabe sendo o fim do rpg ainda mais prematuramente.

• Mapa apenas global, ou mapa misto? Eu acho que primeiramente você tem que por mapa global apenas e gradativamente adicionar ALGUMAS cidades do rpg à esse mapa, se formos pegar por exemplo: Fort Bay, nao existe a necessidade alguma de existir fort bay no mapa global, afinal de contas a mesma é uma cópia de Liberty Bay que ja vem no mapa global, bastaria apenas adaptar o mapa para as quests e locais de importancia de fort.. Enigma provavelmente teria que ser mantida, mas enigma hoje em dia nao é mais o que foi antes, hoje em dia é um mega continente, antigamente era uma pequena ilha, será que tem espaço pra por enigma sem conflitar com outras cidades? Sem falar que se você colocar mapa global vc tem que tirar algumas coisas de enigma, por exemplo DH quest e Anihi, que ficam em locais diferentes no globa. Também tem a elite kingdom island, num servidor onde ja se tem level 900+ com rate menor do que 1x os elites sao necessarios para manter o objetivo do jogo que sempre foi e sempre será: up de level infinito, teria que manter a elite que acarretaria em mais trampo ainda.

• Ai entra a possibilidade de fazer mapa apenas global com apenas as quests custom e os sistemas custom (hells tower, journey, elite, elementar, sharp, etc) que eu creio que seja uma boa, acabaria tendo menos trabalho, pois as quests podem ficar em qualquer lugar do mapa desde que sejam feitos barcos conectando o continente ao continente da quest. E caso haja a necessidade de adicionar mais cidades do rpg após o major update, creio que seja melhor ainda.

• Quanto as casas, eu acho que se for feito isso, TODO mundo tem que perder suas casas atuais e quando abrir de novo terão a chance de comprar outras novamente.

•...

 

Caso eu pense em mais coisas ou alguem mencione algum ponto importante que eu deixei de comentar eu volto a responder no topico.

Caso precise de ajuda em alguma coisa estou a disposição no que for possível (mapa, testar sistemas, scripts).

Link to comment
Share on other sites

Aprovo!

A ideia de implantar o mapa global no rpg é com certeza algo revolucionário, um servidor 13 anos online totalmente customizado e personalizado tem seus benefícios assim como seus malefícios, e o mal mais crucial do rpg é a monotonia, não estou criticando nada relacionado ao mapa, nem ao servidor em si, o trabalho que o Faramir aplicou nesse servidor é de fato algo foda! Porém o tibiano por costume tende a "chapar" do normal, sempre quer algo novo, algo estimulante e eu na minha opinião acho que essa mudança é extremamente estimulante pra quem joga o joguinho :P

Sobre a questão dos conflitos de mapa como o Faramir mesmo disse tenho certeza que é algo muito trabalhoso, as inúmeras adaptações à serem feitas são inestimáveis e mesmo assim sempre haverá um bug ou um conflito, mas é aquele ditado "com grande esforço vem grandes recompensas". Pode ser um tiro no escuro? Sim. Mas o RPG já possui uma quantidade de players que são jogadores de "BASE", aqueles fiéis sempre estarão lá.. O grande diferencial dos servidores "grandes" hoje em dia (o RPG é grande mas não posso desmerecer um aurera global da vida com 1k de players todos os dias..) é o mapa GLOBAL onde muitos que não tem a facilidade ou o tempo de desenvolver no TIBIA GLOBAL realmente se aplicam ali e acho que o RPG se destacaria nisso também, por ser um OT de muitos e muitos anos com certeza atrairia uma quantidade massiva de jogadores novos.

Sobre o trabalho a ser feito, não é querer dar pitaco mas já dando, já pensou em contratar uma "equipe" pra te ajudar @Faramir? (1 responsável pelo mapa, outro pela programação, outro pelos sprites etc..)

Enfim, acho que seria uma ótima ideia, algo a se considerar com certeza!

Link to comment
Share on other sites

fica muito difícil fazer um teleport ou algo do tipo para a pessoal ir para as cidades atuais do  RPG?  como se fossem uma ilha ou uma parte anexa ao mapa global.  Acho que para acelerar o processo "se for esse o caso"  coloca global e adiciona o resto depois

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.