alguem ai manjaa?


joaovitor

Recommended Posts

encontrei uns tutoriais tem 2 espero que possa te ajudar!

Posso forçar o cliente do Tibia a salvar o arquivo de configuração e os arquivos de mapa em um diretório específico?"

Normalmente, o cliente do Tibia pergunta ao seu sistema operacional aonde está a pasta "Dados de Aplicativos" específica do usuário. Porém, se você quiser especificar uma outra pasta, você pode fazê-lo através do "path", a nova linha de comando para o cliente do Tibia. Com este comando você pode forçar o cliente do Tibia a salvar o arquivo de configurações (Tibia.cfg) e os arquivos de mapa (*.map) em um local específico. Por exemplo:

No Windows: (C:Arquivos de ProgramasTibiaTibia. exe path C:MeuTibia)

No Linux: (./Tibia path ~/MeuTibia)

Por favor, note que a linha de comando "path" deve ser o último parâmetro usado, com em (C:Arquivos de ProgramasTibiaTibia. exe engine 0 path C:MeuTibia)

Abra o "Meu Computador";

Acesse o seu drive C: (Pode ser em qualquer lugar, mas na raiz do drive fica mais fácil);

Crie uma pasta para cada set de hotkeys diferente que você quiser montar (Não há limites). Eu recomendo criar uma para cada vocação. Ficará assim no final:

C:MeuDruid

C:MeuKnight

C:MeuPaladin

C:MeuRooker

C:MeuSorcerer

Localize o seu atalho para o Tibia;

Copie-o (CTRL+C) e cole-o (CTRL+V) de forma a cloná-lo o suficiente para haver um atalho para cada set de hotkeys (no caso do nosso exemplo, você precisará de 5 atalhos);

Renomeie todos os atalhos, para facilitar a sua identificação:

Tibia - Druid

Tibia - Knight

Tibia - Paladin

Tibia - Rooker

Tibia - Sorcerer

Clique com o botão direito do mouse sobre o atalho que você quer configurar. Então selecione "Propriedades";

Clique na aba "Atalho";

Na caixa de texto "Destino" você deverá adicionar o comando "path C:MeuDruid" (sem as aspas). Seguindo o nosso exemplo, os atalhos ficação assim no final:

"Tibia - Druid" > ("C:Arquivos de ProgramasTibiaTibia. exe" path C:MeuDruid)

"Tibia - Knight" > ("C:Arquivos de ProgramasTibiaTibia. exe" path C:MeuKnight)

"Tibia - Paladin" > ("C:Arquivos de ProgramasTibiaTibia. exe" path C:MeuPaladin)

"Tibia - Rooker" > ("C:Arquivos de ProgramasTibiaTibia. exe" path C:MeuRooker)

"Tibia - Sorcerer" > ("C:Arquivos de ProgramasTibiaTibia. exe" path C:MeuSorcerer)

Clique em Aplicar e OK;

Agora, basta entrar no Tibia por cada um dos atalhos e configurar a contento.

O Tibia criará um arquivo de mapa para cada atalho. Isto aumentará sensivelmente o tamanho total dos seus arquivos do Tibia.

Uma dica é deixar os arquivos de mapa apenas na pasta da vocação que você joga mais.

Para mudar o set de hotkeys, você deve sair do Tibia e entrar novamente pelo atalho correspondente.

CREDITOS: Arthur

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Como ter diferentes conjuntos de hotkeys

Hotkeys são um recurso bastante usado no Tibia, elas servem para configurar uma tecla para usar algum item ou magia. No entanto, o programa do Tibia por padrão não permite configurar mais do que 1 conjunto de hotkeys. Isso pode ser um grande problema caso a pessoa possua personagens de vocações diferentes, pois cada vocação possui características diferentes e assim precisa usar tipos diferentes de magias e itens.

Felizmente o Tibia possui uma função que permite que o mesmo usuário do computador possua diferentes configurações, o que possibilita que haja então mais de 1 conjunto de hotkeys. Porém essa função tem uma desvantagem que é a necessidade de copiar manualmente para o novo conjunto de configurações os mapas que o jogador já abriu, pois cada conjunto de configurações funciona independentemente (como se fossem pessoas diferentes jogando no mesmo PC) e os mapas de um não são atualizados no outro.

Mas o artigo de hoje apresentará uma inovação, que é um método para ter 2 ou mais conjuntos de hotkeys compartilhando os mesmos mapas entre um e outro, sem a necessidade de copiá-los manualmente. Ou seja, os mapas que forem abertos jogando-se com um dos conjuntos de Hotkeys automaticamente serão abertos em outros.

Observação: O método descrito nesse artigo funciona em Windows Vista e Windows 7 e não requer a instalação de nenhum programa, e é recomendável que você tenha alguma facilidade de mexer no computador (embora você não precise ser nenhum "geek").

O método em princípio não funciona em Windows XP e anteriores, mas com algumas modificações ele também pode funcionar no XP (elas serão tratadas no final do artigo).

1. Introdução

Os mapas que você já abriu e as configurações do Tibia não são salvos nos servidores do jogo, e sim no computador onde você está jogando. Cada usuário do computador possui o seu próprio conjunto de mapas e configurações. Dessa forma, se você jogar o Tibia em outro login do computador ou em outro computador, você não terá os seus mapas e configurações (incluindo as hotkeys) a não ser que você os copie manualmente para o novo local que está jogando.

No Windows Vista e no 7, os mapas e configurações por padrão são salvos na seguinte pasta:

C:UsersSeuLoginAppDataRoamingTibia(note que "SeuLogin" é o seu nome de usuário do Windows.)

Dentro dessa pasta, as hotkeys e demais configurações estão salvas no arquivo Tibia.cfgenquanto que os mapas que você já abriu estão salvos na subpasta Automap.

Caso você queira jogar com outro conjunto de mapas e configurações no mesmo usuário do mesmo PC, é possível especificar ao programa do Tibia um novo local onde estarão salvos os mapas e configurações. Mas como já foi dito na apresentação desse artigo, você teria de copiar manualmente para esse local os mapas que você já abriu e os novos mapas abertos em um local não seriam atualizados no outro.

Para contornar essa limitação, usaremos uma função não muito conhecida (mas ainda assim útil) do Windows, que se chama "junction points" (ou "pontos de junções", em Português).

2. O que são pontos de junções

Normalmente em um atalho que você cria para alguma pasta do seu computador, quando você o abre você é redirecionado para a pasta de destino. Nesse caso, o atalho é só um jeito mais rápido de se chegar a um local do computador (como por exemplo o atalho para a sua pasta de documentos ou outro local, que provavelmente você já tem no seu desktop). Isso significa o atalho e o destino do atalho são tratados como duas coisas diferentes pelo Windows.

Por outro lado, "junções" são atalhos especiais para uma pasta os quais são tratados pelo Windows como se fossem a própria pasta de destino. Ou seja, é como se a pasta existisse em dois ou mais locais diferentes do computador, mas sem a necessidade de copiar manualmente os conteúdos de um local para o outro do computador. Dessa forma, o conteúdo da pasta de destino não ocupa duas ou mais vezes espaço em disco (o que ocorreria se você copiasse manualmente os arquivos dela para outro local) e ainda por cima as modificações de conteúdo que ocorrerem em um local automaticamente ocorrerão também nos outros.

2.1 Exemplo

Vamos usar um exemplo para entender melhor. Suponha que eu possuo um arquivo chamadoArtigo.txt ma pasta "C:UsersLOGINDocuments":

<a href="http://i207.photobucket.com/albums/bb274/tpaolini/Blog/Junction3.png" imageanchor="1" style="color: rgb(45, 110, 137); text-decoration: none; margin-left: 1em; margin-right: 1em; ">Posted Image

A localização do arquivo, portanto, será:

C:UsersLOGINDocumentsArtigo.txt

Agora suponha que eu crie no meu Desktop, que fica em "C:UsersLOGINDesktop", uma junção com o nome de "Arquivos" para a pasta "C:UsersLOGINDocuments" (o nome da junção pode ser qualquer um, e ela pode ser criada em qualquer local do computador e apontar para qualquer outro local). Feito isso, é como se eu tivesse criado uma nova pasta (chamada "Arquivos") no meu desktop, e os conteúdos dessa nova pasta serão os mesmos do local para onde a junção aponta (C:UsersLOGINDocuments). A aparência dessa junção no desktop é mostrada a seguir:

Posted Image

Caso eu abra essa nova junção, o endereço que eu vou visualizar na barra de endereços do Windows Explorer é "C:UsersLOGINDesktopArquivos" mas o conteúdo que eu vou visualizar é o mesmo de "C:UsersLOGINDocuments", que no caso é o arquivo "Artigo.doc":

Posted Image

Dessa forma o arquivo em "C:UsersLOGINDocumentsArtigo.txt" também pode ser acessado em "C:UsersLOGINDesktopArquivosArtigo.doc".

Caso eu abra e edite o arquivo em qualquer um desses dois locais, quando eu abrir o arquivo pelo outro local eu vou ver as modificações que eu fiz! O melhor de tudo é que apesar de ser possível acessar o mesmo arquivo por dois locais diferentes, ele não ocupa duas vezes espaço em disco (apenas uma vez). O mesmo é válido para qualquer outra coisa dentro da pasta para a qual a junção aponta (inclusive as pastas dentro dela).

No Windows Vista ou 7, caso você queira excluir um ponto de junção basta ir até onde ele está e excluí-lo normalmente como você faria com qualquer outro arquivo ou pasta (clicando uma vez nele e apertando a tecla "Delete"). Quando você exclui uma junção, a pasta para o qual ela aponta não é afetada.

2.2 Como isso vai nos ajudar no Tibia

O que vamos fazer é criar novas pastas onde ficará salvo cada conjunto de hotkeys que queremos criar, e dentro de cada uma dessas pastas vamos criar uma junção para a pasta normal onde estão salvas os mapas abertos.

Como cada junção é tratada como se fosse a pasta de destino, o Tibia será capaz de ler os mapas através dessa junção, além disso quando você abrir uma nova área do mapa ela será salva em cada uma das pastas de configurações (aí os mapas sempre serão atualizados, não importando com qual conjunto de hotkeys você esteja jogando.

3. Criando novos conjuntos de hotkeys

3.1 Criando uma pasta para elas

Primeiramente, crie uma nova pasta no seu computador onde você quer que sejam salvas as hotkeys. A pasta pode ficar em qualquer local. Caso não se lembre como criar pastas, vá até o local onde você quer que ela fique, clique com o botão direito do mouse e escolha "Novo > Pasta". Tanto faz o nome que você der à pasta, mas sugiro dar um nome que tenha a ver com os personagens com os quais você vai usar as hotkeys (como o nome de um personagem ou a vocação). Para facilitar, eu recomendo que essa nova pasta fique dentro local normal onde são salvas as configurações do Tibia (mas pode ser qualquer outro local, caso você queira).

Por exemplo, vou criar uma pasta para as hotkeys do meu paladin. Nesse exemplo, vou criar a pasta para as hotkeys dele em "C:UsersTiagoAppDataRoamingTibia", o nome dela será "Paladin":

Posted Image

Nesse caso, então as minhas hotkeys ficarão em:

C:UsersTiagoAppDataRoamingTibiaPaladin

Mas você pode criar a sua pasta de hotkeys onde quiser e com o nome que quiser ;)

3.2 Criando uma junção

Agora, vamos criar dentro dessa nova pasta uma junção para a pasta normal onde ficam os mapas. O nome da junção deve ser "Automap", pois o Tibia só consegue ler os mapas se eles estiverem em uma pasta com esse nome. Recordando, no Windows Vista e no 7 os seus mapas do Tibia ficam em "C:UsersSeuLoginAppDataRoamingTibiaAutomap" (sendo que "SeuLogin" é o seu nome de usuário do Tibia). No exemplo que eu estou dando, os meus mapas ficam em "C:UsersTiagoAppDataRoamingTibia".

junções não podem ser criadas a partir dos menus do Windows, é preciso usar a prompt de comando para criar junções. A prompt de comando fica no menu iniciar em:

Todos os programas > Acessórios > Prompt de comando

O comando para criar junções pela prompt de comando é:

mklink /j "local da junção" "destino da junção"

O local da junção tem de ser o na pasta de hotkeys que foi criada e o destino da junção é o local da pasta normal dos mapas. Se a sua pasta das hotkeys for em "C:Alguma coisaSei lá o queHotkeys" o local da junção vai ser "C:Alguma coisaSei lá o queSorcererAutomap", se o seu local das hotkeys for "C:Outra coisaTanto fazKnight" o local da junção deve ser "C:Outra coisaTanto fazKnightAutomap". Ou seja, basta acrescentar "Automap" ao endereço da sua pasta de hotkeys e você terá o local onde deve ser criado a junção.

O destino da junção tem de ser o endereço da pasta onde ficam salvos os mapas do Tibia. No exemplo que eu estou dando, o local da junção fica "C:UsersTiagoAppDataRoamingTibiaPaladinAutomap" e o local normal dos mapas do Tibia é "C:UsersTiagoAppDataRoamingTibiaAutomap". Dessa forma, o comando que eu tenho de digitar na prompt de comando nesse caso é:

mklink /j "C:UsersTiagoAppDataRoamingTibiaPaladinAutomap" "C:UsersTiagoAppDataRoamingTibiaAutomap"Aviso: o comando "mklink /j" não existe no Windows XP e anteriores, dessa forma esse comando não vai funcionar neles. é por esse motivo que eu avisei logo no começo que o procedimento desse artigo só funciona no Windows Vista e no 7.

Depois de digitar o comando, basta teclar "ENTER". A prompt de comando então mostrará uma mensagem dizendo que a junção foi criada com sucesso:

Posted Image

Veja a aparência da junção criada:

Posted Image

E quando a abrimos essa junção, vemos o conteúdo da pasta normal de mapas do Tibia como se o conteúdo estivesse nesse novo local:

Posted Image

Não se esqueça que esse caso é só um exemplo. Você terá de colocar no comando de criar junções o seu local da junção (que é o endereço da sua nova pasta de hotkeys seguido de Automap) e o endereço do seu local onde estão os mapas do Tibia.

3.3 Fazendo o Tibia abrir com as novas hotkeys

Agora que criamos uma pasta para as novas hotkeys e uma junção nela para a pasta normal dos mapas, é preciso configurar o Tibia para ler o conteúdo dessa nova pasta de hotkeys.

Primeiramente, crie uma cópia do atalho que você usa para abrir o Tibia. Nós vamos configurar essa cópia para fazer o Tibia abrir com o novo conjunto de hotkeys , e quando você quiser jogar com o conjunto normal de hotkeys basta abrir o Tibia pela atalho normal. Eu recomendo renomear essa cópia do atalho para algo que tenha a ver com para quais personagens você vai usar (por exemplo, você pode renomear para "Tibia - Paladin" caso vá usar para os seus druids, mas pode também ser qualquer outro nome que você queira).

Dica: Para o caso você de você ter excluído o atalho para abrir o Tibia, você pode criar um novo indo até onde o Tibia está instalado (normalmente em "C:Program FilesTibia" no Windows Vista e no 7), clicar com o botão direito do mouse no arquivo "Tibia.exe" e escolher "Enviar para > área de trabalho (criar atalho)".Agora, clique com o botão direito do mouse no atalho que você vai usar para abrir o Tibia com o novo conjunto de hotkeys, e escolha propriedades:

Posted Image

Na janela de propriedades, vá até a aba "Atalho" e localize o campo "Destino":

Posted Image

Deixe tudo mais do campo destino como está, e no final dele acrescente um espaço e escreva:

path "endereço da nova pasta de hotkeys"

Caso a sua nova pasta de hotkeys fique em "C:Alguma coisaSei lá o quêKnight" o campo "Destino" vai ficar algo como:

"C:Program FilesTibiaTibia.exe" path "C:Alguma coisaSei lá o quêKnight"

Feito isso, basta clicar em "OK" e pronto! Agora toda a vez que você abrir o Tibia por esse atalho, ele vai salvar e usar as configurações nessa pasta (inclusive as hotkeys) em vez das configurações da pasta normal. Como foi criada nessa uma junção para a pasta normal de mapas, o Tibia vai usar os mapas que estão na pasta normal e quanto ele salvar os novos mapas a pasta normal deles também será atualizada (o que é mais conveniente de ter de ficar toda a hora copiando manualmente os mapas de um local para o outro).

Você pode criar quantas outras pasta quiser para ter outros conjuntos de hotkeys. Basta criar dentro de cada uma dessas pastas uma junção para a pasta normal de mapas, e depois criar cópias do atalho de Tibia e editar as propriedades dele para usar essas pastas alternativas de Hotkeys. E graças às junções, quando você abrir novas áreas do mapa usando o Tibia com um dos conjuntos de hotkeys o mapa será automaticamente atualizado para cada um dos conjuntos (caso não usássemos as junções, teríamos de toda a hora ficar copiando manualmente os novos mapas para cada uma das pastas).

4. Mas e se eu uso Windows XP?

O Windows XP não oferece suporte à criação de pontos de junção. Mas ainda assim, você pode criar pastas diferentes para cada conjunto novo de hotkeys que você quer e então criar cópias do atalho do Tibia que usem essas pastas (esse procedimento de editar as propriedades do Tibia é idêntico ao do capítulo anterior).

A diferença no Windows XP é que você vai ter de copiar manualmente a pasta "Automaps" (onde ficam os mapas do Tibia) para cada uma das pastas novas que você criou. Pode não ser tão conveniente como o uso de junções, mas ao menos você poderá usar mais de um conjunto de hotkeys.

No Windows XP a pasta "Automap" fica em "C:Documents and SettingsSeu UsuárioDados de AplicativosTibia" (onde "seu usuário" é o seu nome de usuário do Windows).

4.1 Mas eu não quero ter de ficar copiando os meus mapas!

Tá bom... tá bom... :P

Mas eu só recomendo tentar o que é descrito nesse capítulo se você se sentir à vontade de mexer com recursos avançados do Windows XP. No caso contrário, recomendo não tentar.

Apesar de o Windows XP fornecer suporte ao uso de pontos de junções, ele não fornece suporte à criação deles. Então qual a utilidade de ele ter suporte, você deve estar se perguntando. é que a criação de pontos de junção foi deixada como um recurso que os programadores poderiam usar em seus programas (por exemplo, para o caso de dois programas diferentes precisarem usar um mesmo conjunto de arquivos, assim com o uso de junções pode-se economizar espaço em disco).

Mas é possível criar junções no Windows XP se você instalar um programa da Microsoft chamado "Windows Server 2003 Resource Kit Tools", que funciona em Windows XP. Esse programa pode ser baixado clicando aqui. Ele é um programa voltado a usuários avançados com várias ferramentas avançadas de gerenciamento do sistema, entre elas a criação de pontos de junção.

Depois que você instalou o programa, você poderá criar pontos de junção pela prompt de comando usando o comando "linkd", dessa forma:

linkd "local da junção" "destino da junção"

Como dá para notar, o procedimento é praticamente o mesmo do que o Windows Vista, exceto pelo fato de em vez de usarmos o comando "mklink /j" usamos o comando "linkd".

Por exemplo, caso a sua pasta das novas hotkeys esteja em C:Alguma coisaDruid, o comando vai ficar algo como:

linkd "C:Alguma coisaDruidAutomap" "C:Documents and SettingsSeu UsuárioDados de aplicativosTibiaAutomap"

No entanto eu devo avisar que no Windows XP você jamais deve remover a junção pelo Windows Explorer, pois se você fizer isso a pasta para a qual a junção aponta também será excluída. Caso queira remover a junção, é necessário usar o seguinte comando na prompt de comando:

rmdir "local da junção"

Removendo a junção dessa forma a pasta para o qual ela aponta não será apagada junto.

5. Conclusão

O artigo de hoje apresentou um método inovador de se ter mais de um conjunto de hotkeys, pois ao contrário de outros métodos apresenta a vantagem de você poder usar os mesmos mapas com cada conjunto de hotkeys e ainda por cima faz com que os mapas sejam atualizados automaticamente em cada um dos conjuntos.

Com isso você pode facilmente usar hotkeys diferentes para personagens diferentes, basta iniciar o jogo usando o atalho correspondente.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...