Reforma Econômica


Show Show

Recommended Posts

   Saudações a todos. Voltei a jogar em Danae após alguns anos parado e me deparei com uma grande mudança de paradigma na economia do jogo. Sempre houveram duas moedas, KKs e PPTs e dada a devida conversão nenhuma valia mais que a outra. Isso já não é mais verdade. Por mais que X PPTs sejam equivalentes à Y KKs não é possível usar esses KKs para comprar bons items que hoje em dia são quase que unanimente negociados em PPTs. Uma razão para isso é o fato de que essa conversão de X pra Y (1 PPT para 20 KKs) é artificial e não reflete o valor real do PPT hoje. As razões para essa crescente inflação dos últimos anos é simples e já conhecida por todos, o uso desenfreado de bots que abusam do sistema de mining, pescaria e lábia, não sendo raro encontrar hoje jogares que façam centenas de KKs por dia.

   Um segundo ponto é a utilidade das gemas de skill, hoje uma gema +5 colocada em armadura concede um bônus médio de 0,375 de skill o que creio que a maioria concorda que não justifica o gasto e nem a ocupação do socket sendo sua única serventia das gemas de skill a conversão em gemas de HP. Levando em conta esses dois pontos sugiro um conjunto de mudanças a fim de estabilizar a economia do servidor.

 

1) Alteração no sistema de mining: manter apenas life crystals e adição de gemas com drop bem baixo o que tornaria viável o uso de gemas de skill.

2) Alteração no sistema de pesca: diminuição no valor dos peixes sendo o novo propósito o drop de purple dust (marlin) que concederia restauração de cargas para os pets (a partir de certo level).

3) Fim do sistema de lábia.

4) Novo sistema de reset: as 3 mudanças anteriores colocam um fim no exorbitante fluxo de KKs que existe hoje mas ainda resta o problema do excesso de KKs no servidor. Para resolver esse problema e dar mais um objetivo para os players sugiro um sistema de reset. Funcionaria da seguinte maneira, a partir do level 1000 o jogador teria a opção de realizar um reset mediante o pagamento de uma grande quantia de gold (20kkk - 50kkk inicialmente porém o valor iria baixar com o tempo). Após o reset o char retornaria ao level 8 e receberia um bônus de skill de 5%. Pra encaixar na lore (história/temática) do jogo pensei desse sistema ser feito através de um npc que representaria um dragão poderoso cuja força é rivalizada apenas por sua cobiça e ganância por ouro e pedras preciosas. Segundo a lenda aqueles fortes o suficiente para aguentar a ira do seu despertar podem ofertar montanhas de ouro em troca de uma fração do seu poder, mas há de se tomar cuidado pois existem aqueles que digam que ele exige igual sacrifício em carne e sangue.golden.png.71dc0edd967287187447862b0ebffbbe.png

 

O que vocês acham dessas possíveis mudanças? Quais outras dariam para resolver esse problema? 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, vishit disse:

desculpe ate que algumas ideias sao boas mas a partir do momento que se reseta um char o ot vira um baiak Rpg tem historia

Discordo. Na época que comecei a jogar no global falar em char level 1000 era coisa de baiak e hoje no próprio global já existem jogadores quase level 2000. O que faz o servidor ser baiak ou não é a dificuldade. Quando o global introduziu mounts muitos (inclusive eu) acharam ridículo e coisa de "baiak" hoje em dia essas mesmas pessoas (inclusive eu) acham legal. Saber se reinventar em meio às dificuldades é a alma de qualquer negócio, por mais que erros possam ser cometidos no caminho isso é o que separa os que sobrevivem dos que não sobrevivem. 

Link to comment
Share on other sites

Achei interessante a história do reset. Os bonus talvez tenham que ser estudados mas eu aceitaria um reset em condições assim (e uma ideia mais trabalhada.) ´É algo que tem que ser MUITO estudado e nao é feito do dia pra noite mas eu levaria a ideia pra frente se tiver uma aceitação grande bastante da comunidade.

Link to comment
Share on other sites

Vai precisar botar ministro da economia, minostro do desenvolvimetno social (quest melhores, objetivos relevantes) mininstério da defesa (monstros inteligentes, implementação de AI [artificial intelligence]), ministério do desenvolvimento e pesquisa (descobertas, enigmas).
Não tem o que fazer no game. A não ser solta bot, upa pet, e ter esperança de alguem querer comprar item com ppt pra o cara continuar p.a. 
 

Link to comment
Share on other sites

Achei a parte do reset interessante, mas apenas 5% em bônus skill não seria nada de demais. Mas pode-se pensar em outros bônus.

Sobre reduzir o dropd da pescaria e mining não concordo. Pra fazer uma grana relativamente boa você tem que dispor de muitos bonecos pescadores e mineradores com bons skills, rodando 24h por dia. Já foi discutido no WC sobre a viabilidade disso frente ao preço das PPT's e o preço da energia elétrica paga por quem utiliza desses sistemas. Faz-se muita grana, mas se gasta muito em energia elétrica também. Eu mesmo tenho que minerar e pescar cerca de 1,4kkk (em torno de 18 dias) pra só então começar a ter lucro in game, pois só o meu PC consome em média 70kW de energia mensais (em torno de 70 reais aqui na meu estado).  Eu poderia muito bem pegar esses 70 reais gastos em energia elétrica e comprar 1,4kkk e não utilizar mais os sistemas de pesca e mining. Em resumo, a grana in game de quem pesca e minera não sai de graça. 
 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Dudu :P disse:

Concordo com a reformulação do mining e pesca. Mas sou contra qualquer tipo de reset, RPG não é servidor pra isso, ta online há quase 20 anos sem reset não é pouca coisa não.

Mas não é um reset nesse sentido. Seria só um objetivo a mais para os players que desejarem. De qualquer forma o ponto mais importante é concertar a economia do OT, seria bom a gente pensar em alternativas para aliviar o excesso de KKs que já existe no servidor.

Link to comment
Share on other sites

Sobre os sistemas de pesca e mining eu não sei o que pensar. Já que não tenho o costume de usar com frequência mas os KKs estão ficando sem utilidade. 

Acho que criar itens (varinhas de treino), booster, montarias, addons que possam ser compradas com kk's ajudaria na circulação do dinheiro no servidor.  Os novos outifts ajudaram durante um tempo mas da pra fazer mais. 

pode ser uma boa ideia pra colocar em pratica.  V

https://forum.tibiarpgbrasil.com/index.php?/topic/69220-lootboxes-e-equilibrio-da-economia/

 

Link to comment
Share on other sites

On 2/3/2021 at 7:44 PM, Show Show said:

Mas não é um reset nesse sentido. Seria só um objetivo a mais para os players que desejarem. De qualquer forma o ponto mais importante é concertar a economia do OT, seria bom a gente pensar em alternativas para aliviar o excesso de KKs que já existe no servidor.

Alguns addons fora implementados com o uso de tokens pra estimular o jogador a compra-los tbm. Foi uma das soluções pro excesso de KK.

Link to comment
Share on other sites

Itens são vendidos por PPTs.

Para ter ideia de o quanto KKs está desvalorizado, os players preferem vender um item por 22 PPT do que por 660KK (preço de 33 PPT), justamente porq ninguém vende PPT.

Se fosse possível apenas comprar itens por KKs e não por PPTs, as pessoas seriam forçadas a vender os PPTs para comprar os itens e circular KKs. PPT Ficaria apenas para P/A, Booster e derivados do site.

Isso ajudaria a circular os KKs e as pessoas iriam gastar com outras coisas, problema é que danae é NO PvP, sempre vai ter KKs sobrando, não são todos em danae que investem para ter set, gastam com SSA e Might no NPC (algo que é salgado e tenho certeza que em citeron circula muito KK naquele NPC).

Essa história de resetar é baiak demais, na minha opinião não deve nem ser considerada uma possibilidade.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Cadwallow disse:

Não, porque voce gasta 10kkk ao total pra fazer o addon no npc. Tem o giro de KK e o próprio gasto dele pra fzr o addon

No mesmo mês todo o dinheiro já está rodando outra vez... Não é todo mundo que liga para outfit.

Coisas para pensar:

  • SURVIVAL: -> Retirar prêmio (dinheiro) e dar alguma utilidade para cada wave ex: uma wave = 1 ponto para trocar por algo
  • NPC GLOBAL: pagando duas vezes o valor original dos itens (voltar para o padrão 1x)
  • LABIA: sempre foi quebrada então tb entra aqui para pensar
  • Mining: gemas estão quebrando toda a economia, visto que era para vender apenas por money rune! Mas basta vender elas para o npc, q tá quebrado os valores de compra. 
  • Deixar shopping do jogador apenas para coisas com upgrade e compra por ppt. Fazendo assim ter mais giro de itens dentro do market do game.
  • E talvez retrabalhar o sistema de pesca

:Ligthbulb:

Link to comment
Share on other sites

Em 08/02/2021 at 11:53, Gustin disse:

Itens são vendidos por PPTs.

Para ter ideia de o quanto KKs está desvalorizado, os players preferem vender um item por 22 PPT do que por 660KK (preço de 33 PPT), justamente porq ninguém vende PPT.

Se fosse possível apenas comprar itens por KKs e não por PPTs, as pessoas seriam forçadas a vender os PPTs para comprar os itens e circular KKs. PPT Ficaria apenas para P/A, Booster e derivados do site.

Isso ajudaria a circular os KKs e as pessoas iriam gastar com outras coisas, problema é que danae é NO PvP, sempre vai ter KKs sobrando, não são todos em danae que investem para ter set, gastam com SSA e Might no NPC (algo que é salgado e tenho certeza que em citeron circula muito KK naquele NPC).

Essa história de resetar é baiak demais, na minha opinião não deve nem ser considerada uma possibilidade.

Joguei Ragnarok quando era mais novo e lembro que era um sistema que existia lá. Copiado do wiki:

Transclasses

Transclasses são classes transcendentais que recebem maiores vantagens sobre personagens não-renascidos.

  • Vantagens:
  • Desvantagens:
    • Todos os atributos retornarão para 1.
    • O personagem volta ao nível 1 de base e classe.
    • Classes expandidas não podem renascer.

A minha ideia era o preço ser regressivo e sempre baseado na quantia de KKs em contas ativas que existe no mundo, juntando isso com o fim do mining e fishing por dinheiro já concertaria a economia do jogo. Achei o sistema interessante e uma possível solução pro problema mas entendo que é uma ideia que não agrada a todos.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...