André, vi que você disse que não gostaria que a rift fosse usada como hunt principal. Ok. Justo.
Contudo, vamos agora para um histórico do RPG do porquê a rift se tornou uma falsa necessidade, que não existiria se erros não tivessem sido cometidos lá atrás...
Começando desde a introdução de yalahar (melhor cidade de hunt que o RPG teve até hoje), a Experiência depois do 500 era 1x e mesmo assim houve um nerf absurdo na cidade que impossibilitou a utilização das hunts da melhor maneira possível.
Yalahar era fluída, todos adoravam caçar lá, em diversas caves, todas cumpriam com o esperado. Contudo, esse nerf desanimou uma grande parte dos jogadores, pois a novidade deixou de ser novidade quando se tornou uma péssima opção.
Depois do Nerf em yalahar, você resolveu colocar 3x depois do 500, o que deixou a galera um pouco tranquila, pois querendo ou não seria mais fácil upar, mas seria mais fácil pra todos, não só pra quem detinha o monopólio das hunts de yalahar.
Muitos começaram a upar, novas hunts foram surgindo, umas boas, outras nem tanto, mesmo assim era necessário 4 meses de hunt intensa pra se pegar do 500 aos 800... jogando no limite da stamina.
E aí por um motivo qualquer, não me recordo de onde veio a ideia (acredito que não foram dos players), brota uma ilha mágica onde todo mundo consegue upar 800 em 1 mês (inclusive quem não conseguia sair do lvl 500).
Festas e mais festas de bots em Elite Kingdom, o que era alcançado só por quem se esforçava muito, agora estava nas mãos de qualquer um, era só dar follow e matar elite a madrugada toda, que já acordava com 20 leveis a mais.
Depois veio a limitação em 1x depois do 800, pois estava muito fácil upar. Mas depois de alguém pegar 900 no servidor, a exp foi travada. E a rift foi implementada para que os players resolvessem "participar" mais do servidor, não sendo apenas bots.
Entretanto, analisando todo esse histórico... se tivesse continuado 1x depois do 500, com as mesmas hunts sem terem sido modificadas, talvez as coisas hoje estivessem mais "justas".
Não serei hipócrita em dizer que não queria nada disso, mas preciso dizer que de todas essas decisões, a única que concordei foi o aumento da exp depois do 500. Todo o resto foi feito por decisões unilaterais, o server não participou da escolha e isso prejudicou demais.
Pra te dizer a verdade, o que mais prejudicou tudo, foi limitar a experiência. Isso realmente não existe, uma vez que o próprio TIBIA é desenvolvido com o sistema de limitação.
Se eu pegar level 1000, pra pegar level 1100 eu vou precisar fazer a experiência que fiz do level 1 até o level 1000. Para pegar level 1200, vou precisar fazer a experiência que fiz do level 1 até o level 1100.
Essa limitação de exp é o que mais desanima. Até no global existe level 1500, essa ideia de que level 1000 é baiak, precisa ser superada. O jogo foi feito pra evoluir. Desfazer os monstros especiais e manter a experiência padrão é muito mais coerente.