Vou ser direto: esta é minha última aparição por aqui. Infelizmente, falar a verdade já tem resultado conhecido.
Eu recebi uma advertencia no forum sem nenhum motivo citado pelo ADM, com certeza não foi por desrespeito, mas por falar verdades que incomodam. Minha mensagem no fórum não teve ofensa, ameaça ou ataque pessoal. Teve crítica, baseada na fase do servidor, em anos de vivência real dentro do TibiaRPGBrasil, e até como membro da Staff.
O que está acontecendo hoje é simples de descrever: criou-se um ambiente de silenciamento. Uma espécie de ditadura velada, onde ninguém pode falar a verdade sem que alguém apareça para calar. Não se pune toxicidade, pune-se opinião. Não se corrige erro, elimina-se quem aponta.
Qual é o problema de ser transparente com a comunidade? Todos os jogadores dizem a mesma coisa, mas a Staff não assume. Em vez de diálogo, opta-se por se esconder atrás de 'tópicos trancados, advertências..', como se isso resolvesse algo.
Silenciar não apaga o problema, apenas prova que ele existe.
E uma coisa precisa ficar claro: não se trata de algo pessoal. Mantenho respeito e contato com pessoas da Staff até hoje, e nunca misturei relações pessoais com críticas à gestão. Não estou atacando indivíduos nem nomes específicos é situação do jogo.
O que está sendo questionado é a estrutura, a forma como decisões vêm sendo tomadas, defendidas e blindadas de qualquer contestação. Apontar falhas na condução do servidor não é atacar pessoas é exercer senso crítico sobre uma administração que afeta toda a comunidade.
Punir crítica é admitir incapacidade de lidar com ela.
O problema do servidor hoje não é acaso nem “fase ruim”. É consequência direta de decisões mal pensadas, falta de preparo da Staff atual e, principalmente, ausência total de autocrítica. Quando qualquer questionamento vira punição, o erro deixa de ser corrigido e passa a ser blindado.
O banimento por puxar uma alavanca em quest é um exemplo claro do desequilíbrio de poder que se criou. Quando o erro parte de um jogador comum, a punição acontece. Quando parte de alguém da Staff, tudo indica que passa despercebido.
Nesse caso, o envolvido estava como player comum, e ao invés de lidar com a situação como qualquer outro jogador faria, logou o personagem de GM para aplicar o banimento. Isso é, no mínimo, abuso de poder. A pergunta é simples: houve alguma consequência interna por isso? Todos sabemos como essas situações costumam ser tratadas.
Erros dentro da Staff não geram punição, não geram revisão e não geram mudança. O padrão se repete, as práticas continuam e quem aponta o problema é silenciado.
Todo mundo vê. Poucos falam. Quem fala, é punido. Por que o ADM apareceu para me dar advertencia e não apareceu para falar sobre o ocorrido no topico que foi criado? Enfim..
Você pode confiar cegamente na equipe, mas os números falam mais alto: jogadores estão saindo, o ambiente está cada vez mais fechado e a comunidade tem medo de se expressar. Isso não é gestão saudável — é controle.
Não escrevo isso esperando concordância, desculpas ou reversão de punição. Escrevo para deixar registrado que calar quem aponta problemas só acelera o declínio.
Minha parte eu fiz. Se alertar virou infração, então não há mais espaço para mim aqui.
A decisão é sua: continuar administrando pelo silêncio ou permitir que a verdade, mesmo desconfortável, exista.
Bom game a todos e até..!
By
Brendiin · Posted